Quem sou eu

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Sou Comunicóloga/Psicopedagoga com extensão em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Sou casada com uma pessoa especial/companheiro maravilhoso: Acácio - Minha Vida e, juntos temos três lindas princesas. Quando me comprometo com algo levo a sério e faço tudo para que o melhor seja o resultado. Acredito na Inclusão escolar e aposto que o OLHAR é uma das ferramentas primordiais para o alavancar dessa ideia.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DINÂMICAS - INÍCIO DO ANO LETIVO!


Dinâmicas para Inicio das aulas do Ensino Fundamental  - O Comprimento
Objetivos dessa dinâmica para ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.


DE QUEM É O DESENHO?
Dinâmica enviada pela Profª Bruna Grupo: Até 20 pessoas (crianças ou adolescentes). Objetivo: Reconhecer o talento dos colegas.

Tempo: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.
Local: Uma sala suficientemente ampla com cadeiras para acomodar todas as pessoas participantes.
Material: Toca-fitas com boa potência. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha.
Desenvolvimento: O professor deverá fazer dois grupos de alunos em dois círculos na sala com as carteiras.
Colocar uma música e distribuir as folhas para os alunos que deverão desenhar qualquer coisa ou a critério do professor.
Quando o professor parar a música, os alunos deverão passar a folha para o colega da direita (a folha não deverá ter nome) até o professor dar o sinal de parar.
Na hora que chegar a folha na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega tenta adivinhar de quem é o desenho.
Podem-se trocar as folhas entre os grupos ou não.
Se um do grupo acertar de quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e se não acertar, um ponto para o outro grupo. E assim continua a brincadeira.
Conclusão: abordagem às vivências do Grupo, criatividade e o conhecimento de cada integrante.


Motivar professores com dinâmicas - Encontrei uma nova profissão!
O objetivo dessa dinâmica para professores é estimular a criatividade, explorar a comunicação e mostrar aos participantes que sua profissão tem um valor único para o futuro de uma nação.

v Materiais: Papéis com lista de profissões inovadoras:
Envernizador de escadas
Pedicure de elefantes
Designer de túmulos
Redator de cartões de boas-festas
Afiador de agulhas de tricô
Digitador de faxes
Chofer de carruagem
Pintor de rodapé
Dentista de canários
Soldador de trombone
v Procedimento: Cada participante, por sua vez, irá pegar um papel com uma profissão inovadora.
O participante deverá então realizar uma apresentação de 2 minutos de acordo com o papel que pegar, explicando o que esse profissional faz, quais suas vantagens e desvantagens.
Os participantes poderão realizar perguntas sobre a profissão durante ou após a apresentação.
Dicas: Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
Observar se o participante é espontâneo, criativo e como se comunica. No final o coordenador deverá explicar sobre a verdadeira importância de um professor na vida de seus alunos, sua função como mestre e exemplo a seguir.
Tempo de aplicação: 40 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2

Frases de Boas Vindas para início das aulas - Devem ser espalhadas pela escola



"Seja bem vindo a uma jornada rumo ao conhecimento, bem vindo a escola."

"Sorria, você está chegando na sua Escola!"

"Seja bem-vindo, sua presença muito nos alegra!"

"Que bom que você está aqui!"

"Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença."

"Escola, local onde os amigos se encontram."

"Mais um ano que começa, seja bem vindo à sua Escola."

FRASES E PENSAMENTOS PARA O INÍCIO DAS AULAS - PALAVRAS PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO


                                                                                        
Alguns pensamentos para o começo das aulas, frases e palavras de reflexão para o início do ano letivo, para serem lidas para professores, alunos e funcionários.

"Um país sem educação de qualidade é um país sem futuro. Educadores, o futuro de nossa nação está em suas mãos." ( Luis Alves, frases de boas vindas para professores no primeiro dia de aula )

"Trate as pessoas como se elas fossem o que deveriam ser, e ajudá-los a se tornarem o que são capazes de se transformar." ( Johann Wolfgang von Goethe, Frase de motivação para início das aulas )

"Estudante, seja bem vindo a uma nova etapa de sua formação, aqui estamos para auxilia-lo numa jornada rumo ao aprendizado e conhecimento." ( Luis Alves, frases de volta as aulas para alunos )

"Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a ver cada problema como um prego." ( Abraham Maslow, pensamentos e frases de começo das aulas, começo ano letivo)

"Aluno, seja bem vindo a extenção de sua casa, seja bem vindo a escola, local de crescimento, como indivíduo e cidadão." ( Luis Alves, frases para alunos início das aulas )

"Educação custa dinheiro, a ignorância não tem preço." ( Claus Moser, frases de Incentivo para Início das aulas)

"Não se limite. Muitas pessoas se limitam ao que elas pensam que podem fazer. Você pode ir tão longe quanto sua mente permite.O que você acredita, você pode conseguir. " ( Mary Kay Ash, frases motivacionais para início das aulas, ano letivo )

"Cada homem deve olhar para si para lhe ensinar o significado da vida. Não é algo descoberto. É algo moldado." ( Antoine de Saint-Exupery, frases de Início das aulas )

"O maior sinal de sucesso para um professor é ser capaz de dizer: As crianças estão agora trabalhando como se eu não existisse."
( Maria Montessori, frase para incentivar professor no início das aulas )

"Alunos, professores e funcionários, sejam bem vindos ao início de mais um ano letivo, trabalhando em harmonia, juntos atingiremos nossos objetivos pessoais e profissionais." ( Luis Alves, Frases de auto estima para volta as aulas )

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Modelo de Ficha de Matrícula do AEE - Atendimento Educacional Especializado


Atendimento Educacional Especializado

ESCOLA MUNICIPAL _______________________________________________

FICHA DE MATRÍCULA

Aluno(a): _____________________________________________________________________________

Turma: ________________________    Data de Nascimento _____/_____/______

Pai:__________________________________________________________________________

Mãe:_________________________________________________________________________

Endereço: ____________________________________________________________________
Fone: _____________________________________________________________
Professor do AEE: ___________________________________________________

Horário de Atendimento

HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA







Autorização

Autorizo meu filho _______________________________________ a receber o Atendimento Educacional Especializado conforme o horário descrito na ficha de inscrição.


_________________________________________
Assinatura do pai, mãe o responsável legal.
Em:_______/________/________

Aprovado Projeto de Lei do Deputado Eduardo Barbosa que assegura a presença de um cuidador ao aluno com deficiência na escola


Aprovado Projeto de Lei do Deputado Eduardo Barbosa que assegura a presença de um cuidador ao aluno com deficiência na escola.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (31) o Projeto de Lei do Deputado Eduardo Barbosa que assegura a presença de um cuidador ao aluno com deficiência na escola (PL nº 8.014/10).
De acordo com o Deputado, dependendo da deficiência do estudante, para garantir sua inclusão escolar pode ser necessária a presença de um acompanhante para ajudar o aluno especial na realização de tarefas, na mobilidade e nas necessidades pessoais.
Para aperfeiçoar a legislação educacional vigente, a proposta de Eduardo Barbosa acrescenta um parágrafo ao artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que trata justamente da oferta obrigatória dos serviços de apoio especializado nas escolas regulares, para destacar a obrigatoriedade da presença de um cuidador quando o aluno com deficiência precisar de auxílio.
Fonte: http://www.eduardobarbosa.com



Foi no dia 31/08/2011 - Projeto de Eduardo Barbosa é aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família
A aprovação do Projeto vem ao encontro do Seminário de Educação Inclusiva na Visão da Pessoa com Deficiência, da Família e de Profissionais, realizado em Belo Horizonte na última sexta-feira (26). Os pais de alunos com deficiência ressaltaram a importância de ter uma pessoa para prestar uma assistência especial ao filho na escola. “Nós, integrantes das entidades de defesa de direitos das pessoas com deficiência, temos que nos preocupar com a qualidade do ensino e com a inclusão desses indivíduos no ambiente escolar”, afirmou Eduardo Barbosa, que é Presidente da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES). 
O Projeto de Lei é conclusivo nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados e ainda será analisado pela Comissão de Educação e Cultura e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


domingo, 22 de janeiro de 2012

Conhecimento - Estudo - Debate - Partilha - Interiorização = Inclusão Significativa!




Faça uma cópia e as estude em sala de aula com seus alunos/as.  
Seja criativo/a  e use estes documentos como tema de trabalhos ou pesquisa... 


Professor, acesse no endereços eletrônicos abaixo a
Declaração de Salamanca da UNESCO (1994) e
compartilhe com seus estudantes
http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=declara%C3%A7%C3%A3o+de+Salamanca%2C+pdf&btnG=Pesquisa+Go
ogle&meta=cr%3DcountryB


Acesse no endereço eletrônico abaixo a
Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2008)
www.assinoinclusao.org.br/Downloads/Convencao.pdf





Atenção! Ano Letivo! Matrículas! Lei...Direito!


Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - CNE No 
02/2001  
Respondendo ao Capitulo V da LDB, as Diretrizes têm como objetivo orientar os sistemas educacionais acerca da educação de aluno(a)s com necessidades educacionais especiais na sala comum das escolas da rede regular e oferecer subsídios para a constituição das diversas modalidades de atendimento (atendimento especializado, hospitalar e domiciliar) ao estudante com deficiência.  Em seu Art. 2º, as Diretrizes (MEC/SEESP 2001a) estabelecem que:  
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. Este documento define o grupo de estudantes que têm necessidades educacionais especiais como aqueles que têm dificuldades acentuadas de   aprendizagem,  associadas ou não à deficiência; os que têm dificuldades de comunicação e expressão; e aqueles que têm grande facilidade de aprendizagem (altas habilidades/superdotação), garantindo a todos o direito à matrícula em classes comuns da educação regular e o direito ao atendimento educacional especializado.                           


INCLUSÃO!

A inclusão e a proposta pedagógica da escola

“As escolas têm que esquecer a idéia de que o aluno tem que se adaptar a ela. Pelo contrário, elas devem tornar-se o meio mais favorável para o aluno, dando-lhe recursos para enfrentar desafios”. (Cláudia Werneck)

      Muito se tem falado, refletido e discutido sobre inclusão escolar. Devido à falta de uma proposta pedagógica, o que ocorre nas escolas públicas, até o momento, é a integração escolar e não a tão esperada inclusão.

     A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) prevê no artigo 12, inciso I que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Isso significa que a escola tem autoridade para elaborar a sua intencionalidade educativa e fazê-la realizar num determinado espaço de tempo. Sendo assim, no que se refere à inclusão, a escola deve elaborar sua proposta pedagógica de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais dentro dos critérios de crescimento intelectual, social e humano.

A escola inclusiva 

     A escola inclusiva deve ser a solução para as pessoas com necessidades educativas especiais, uma vez que é a escola a responsável por formar o cidadão “e a ele deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos” (Declaração de Salamanca, 1994). Portanto a proposta pedagógica precisa buscar alternativas que possibilitem preparar estas pessoas para exercer sua cidadania com dignidade, bem como “sua inserção no mercado de trabalho” (art. 2º - LDBEN).

     Uma escola inclusiva deve ser o protótipo da escola de qualidade. E, como afirma a educadora Guiomar Namo de Mello, “escola de qualidade é aquela na qual todos entram e todos aprendem”.

     A pesquisadora Maria Teresa Mantoan explica que “uma escola inclusiva propõe um modo de organização do sistema que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades”. Eugênia Fávero, mãe de criança portadora de necessidades especiais, desabafa: “Pude constatar que a maioria das escolas regulares recusa-se a receber crianças que não se encaixam no seu critério de normalidade”.

     De acordo com o professor Peter Mittler, os elementos essenciais da inclusão são assim definidos: todas as crianças freqüentam a escola de sua vizinhança; todos os professores aceitam a responsabilidade por todos os alunos; as escolas repensam seus valores.

     O mesmo autor ainda explica como implementar o currículo da escola inclusiva: professores apóiam professores; pais apóiam professores; comunidade apóia professores e seus alunos; alunos apóiam alunos; professores recebem apoio técnico; professores e coordenações recebem capacitação.

Para concluir

     A escola inclusiva tem por fim promover o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais, na rede regular de ensino, de forma real, já que existem tantas possibilidades de fazê-lo.

     Inclusão implica mudança, tanto no sistema quanto na escola. Nesta, começa-se pela parte física e continua-se até o currículo, que deve ser reestruturado, adaptado, readaptado (em todos os seus aspectos), transformado: acessível ao portador de necessidades educativas especiais.

     Para isso é preciso que os sistemas de ensino criem estruturas e programas de apoio aos professores na capacitação e remuneração adequada, e também possibilitem às escolas instrumentalização e espaços adequados que possam estimular o aprendizado dos alunos com necessidades educativas especiais.
A escola, a partir da sua proposta pedagógica, pode efetuar mudanças radicais em toda a sua estrutura educacional. Para que a educação inclusiva seja realmente efetiva e eficaz, o que se propõe é que se cumpram as leis.

     Finalizo com as palavras da jornalista e escritora Cláudia Werneck:
“A escola é o começo de tudo. Se ela não alterar seus princípios, adeus sociedade inclusiva!”.
Vanildes Menezes Oliveira,
professora e pedagoga, mestranda em Ciências da Educação, Unaí, MG.
Endereço eletrônico: vanildesmenezes@hotmail.com
Artigo publicado na edição nº 375, jornal Mundo Jovem, abril de 2007, página 19.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Música excelente para ser usado com professores em horas de estudo: MOTIVAÇÃO/INÍCIO DO ANO LETIVO.


Amor pra recomeçar
Frejat
Composição: Frejat/Mauricio Barros/Mauro Sta. Cecília

Eu te desejo
Não parar tão cedo
Pois toda idade tem
Prazer e medo...

E com os que erram
Feio e bastante
Que você consiga
Ser tolerante...

Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero...

Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar...

Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar
E que tenha até
Inimigos
Prá você não deixar
De duvidar...

Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero...

Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar...

Eu desejo!
Que você ganhe dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem...

Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar...

Eu desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar
Prá recomeçar...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Apenas brincando...


PARA REFLETIR...
Apenas brincando

Quando eu estiver, no quarto, construindo um edifício de blocos,
Por favor não diga que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Sobre equilíbrio e forma.
Quando eu estiver bem vestido, arrumando a mesa, cuidando do bebê,
Não tenha a idéia de que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.
Quando você me vir até meus cotovelos na pintura,
Ou ajeitando uma moldura, ou moldando e dando forma à argila,
Por favor não me deixe ouvi-lo dizer que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou me expressando e sendo criativo.
Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.
Quando você me vir sentado em uma cadeira “lendo” para uma audiência imaginária,
Por favor não ria e não pense que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um professor.
Quando você me vir recolhendo insetos ou colocando coisas que encontro no bolso,
Não os jogue fora como se eu “estivesse apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um cientista.


Quando você me vir montando um quebracabeças,
Por favor, não pense que estou desperdiçando tempo “brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Estou aprendendo a concentrar-me e resolver problemas.
Algum dia eu posso ser um empresário.
Quando você me vir cozinhar ou provar comidas,
Por favor não pense que estou aproveitando, que é “só para brincar”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou aprendendo sobre os sentidos e as diferenças.
Algum dia eu posso ser um “chef”.
Quando você me vir aprendendo a saltar, pular, correr e mover meu corpo,
Por favor,  não diga que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou aprendendo como meu corpo trabalha.
Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.
Quando você me perguntar o que fiz na escola hoje,
E eu responder: “Eu brinquei”.
Por favor,  não me entenda mal.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou aprendendo apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou preparando-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.

Anita Wadley

ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O COMPARTILHAR DA ATENÇÃO DE UM(A) AUTISTA


ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O COMPARTILHAR DA ATENÇÃO DE UM(A) AUTISTA

Ø Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar interação social.

Ø Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar o horário, mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer).

Ø Estruturar o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em cada situação.

Ø Aproveitar situações e horas naturalmente agradáveis para a criança (banho, comida) para ensinar e trabalhar conceitos.

Ø Diminuir o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.

DICAS SOBRE COMO EXERCITAR A LEITURA SOCIAL

Ø Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.

Ø Criar pequenas estórias onde a leitura social é diferente para as diferentes óticas.

Ø Estimular empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).

Ø Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.

DICAS DE COMO ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO

Ø Responder a qualquer iniciativa e comunicação

Ø Apresentar objetos do interesse da criança

Ø Dar um intervalo de tempo entre mostrar e nomear um objeto. Quando fizer uma pergunta, faça perguntas abertas (que não caibam resposta com uma palavra). Tenha paciência para esperar a resposta.

Ø Utilizar recursos gestuais ou visuais para melhorar a comunicação.

Ø Utilizar situações naturais e reais para estimular a comunicação.

http://www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page854.htm

MODELO DE PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO
CABEÇALHO DA ESCOLA

Nome da Criança:
Professor:
Período de Atendimento:
Serie/Ano que estuda no Ensino Regular:
Dias de atendimento

Área de desenvolvimento
Objetivos

Atividades
Freqüência da atividade
Avaliação
Evolução
Afetiva




Sensorial




Motora




Cognitiva




Linguagem




Expressão verbal




Raciocínio lógico-matemático