Quem sou eu

Minha foto
Sou Comunicóloga/Psicopedagoga com extensão em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Sou casada com uma pessoa especial/companheiro maravilhoso: Acácio - Minha Vida e, juntos temos três lindas princesas. Quando me comprometo com algo levo a sério e faço tudo para que o melhor seja o resultado. Acredito na Inclusão escolar e aposto que o OLHAR é uma das ferramentas primordiais para o alavancar dessa ideia.

quinta-feira, 15 de março de 2012

METAS PARA O PROFESSOR AUXILIAR/MEDIADOR QUE TÊM COMO OBJETIVO AJUDAR A CRIANÇA NO AMBIENTE DE UMA ESCOLA CONVENCIONAL


I N S  P I R  A D O  S   P E  L  O   A U  T I S  M O 
Informando, Inspirando e Habilitando Famílias, Profissionais e Crianças com Autismo
www.inspiradospeloautismo.com.br

(Informações dirigidas aos professores auxiliares/mediadores)
Nós queremos que a criança aprenda a:
1) Procurar ajuda, buscar referências sociais e dirigir sua atenção a outras crianças.
2) Procurar ajuda e responder ao professor principal.
3) Manter a sua auto-regulação. 
4) Procurar ajuda, buscar referências sociais e responder ao professor auxiliar. 

  • Como auxiliar a criança a procurar ajuda, buscar referências sociais e dirigir sua atenção a outras crianças.
Quando trabalhando em uma atividade, o professor auxiliar pode fazer comentários, 
apontar e celebrar o trabalho de outras crianças naquela atividade.  Isso encoraja a 
criança com autismo a prestar mais atenção ao que as outras crianças na classe estão 
fazendo.  O professor auxiliar pode também apontar,  “Olhem como Charlie está 
esperando na fila pela sua vez.  Nossa, é ótimo isso que o Charlie está fazendo.” Em 
outros momentos, o professor auxiliar pode pedir a uma criança responsiva para 
explicar algo para a criança com necessidades especiais ou até, em alguns 
momentos, encorajar uma outra criança a escrever em seu caderno para que a criança 
com autismo copie, etc.
Como auxiliar a criança a procurar ajuda e responder ao professor principal.
Para fazer isso, a criança com necessidades especiais deve ser em alguns momentos 
corrigida pelo professor em vez de ter o professor auxiliar sempre a ajudando ou 
tomando o lugar do professor.  O professor auxiliar deve trabalhar em parceria com o 
professor principal para que possam equilibrar este trabalho conjunto de uma forma 
que seja eficaz para a criança especial e para os seus colegas de classe.   
Como auxiliar a criança a manter a auto-regulação.
Permita que a criança algumas vezes sente-se e concentre-se novamente sem o 
estímulo do professor ou professor auxiliar.  Isso pode levar mais tempo, mas permite 
que a criança desenvolva habilidades úteis de auto-regulação.  Por exemplo, muitas 
das crianças neurotípicas se levantam entre atividades e se movem pela classe (ou até 
dão pulinhos e ou pequenos giros por alguns instantes).  Observamos com freqüência 
professores auxiliares tentando manter a criança com autismo sentada.  Em vez de 
manter a criança com autismo sentada, permita que ela se levante e se mova ao redor 
se as outras crianças estiverem fazendo isso. Então, dê a ela a oportunidade de voltar 
ao seu assento antes que a próxima atividade comece. Pause e observe se a criança 
volta sozinha.  Se ela não voltar a se sentar por conta própria, o professor auxiliar 
pode diretamente pedir a ela que o faça ou celebrar as outras crianças que estão 
voltando aos seus assentos (trazendo a atenção da criança com autismo para o que 
as outras crianças estão fazendo), ou ainda, intencionalmente esperar que o professor 
principal verbalmente direcione a criança de volta para o seu assento.  


  • Como auxiliar a criança a procurar ajuda, buscar referências sociais e responder ao professor auxiliar.
O professor auxiliar pode algumas vezes participar e realizar as atividades que o 
professor principal tenha planejado. Em vez de apenas observar as outras crianças e 
orientar a criança especial, o professor auxiliar pode também trabalhar na atividade ele 
mesmo.  O professor auxiliar pode então encorajar a criança a olhar para o que ele 
está fazendo em vez de simplesmente dizer a ela o que fazer.  Isso permite que a 
criança desenvolva habilidades para buscar referências sociais e prestar atenção a 
alguma outra pessoa de forma a imitar e aprender com os outros.
Diga diretamente à criança o que você gostaria que ela fizesse.
Celebre quando ela pedir por ajuda e utilize uma das quatro ferramentas (ofereça a 
resposta ou a modele para ela, dê como referência as outras crianças, dê como 
referência o professor, a encoraje a resolver a questão por si mesma.)
Um exemplo de atividade para incentivar a utilização de referências sociais.
Você pode usar um divertido aceno de cabeça significando sim/não quando se 
comunicar com a criança enquanto vocês estiverem envolvidos em uma atividade 
altamente motivadora.  Desse modo, a criança é encorajada a olhar em direção ao seu 
rosto para obter informações. Por exemplo, eu estive recentemente com um garoto 
que adora jogar “4 quadrados” com seus colegas de classe. Durante o jogo, cada 
criança fica em seu quadrado – são 4 quadrados unidos na forma de um grande 
quadrado no chão. As crianças jogam a bola de um quadrado para o outro. Se a bola 
quica no quadrado de uma criança, ela precisa jogar a bola em direção ao quadrado 
de outra criança. Se a criança não consegue pegar a bola ou joga a bola para fora de 
todos os outros quadrados, então ela perde um ponto. Após cada pontuação, quando 
as crianças estivessem motivadas para começar a jogar a bola novamente, um adulto 
poderia segurar a bola e de forma divertida acenar negativamente com a cabeça por 5 
segundos, e então de forma animada acenar positivamente com a cabeça enquanto 
joga a bola para o jogo recomeçar.

Um comentário:

  1. A inclusão só não é possível na mente daqueles que se julgam melhores e superiores aos demais e que vivem a partir das suas próprias reflexões-que nem sempre são as mais recomendadas.
    Parabéns Rosecleide! a sua iniciativa em compartilhar suas experiências com certeza irá ajudar àqueles que necessitam de uma base sólida para continuar a sua caminhada.

    ResponderExcluir