Inclusão Significativa:
E agora, na sala de aula regular?
Por: Rosecleide
Santos Araújo Silva
Professora, Psicopedagoga,
Especialista em AEE e Comunicóloga
SÍNTESE
Alunos com deficiências podem ser
reprovados?
Há muitas dúvidas no que refere-se a condução e avaliação do
trabalho com crianças deficientes dentro da sala de aula. O conceito de
Educação Inclusiva é relativamente novo no Brasil. Foi a partir de 1994 com a
Declaração de Salamanca que o Brasil comprometeu-se juntamente com outros
países a assumir o seu compromisso com esse público. Tanto que a nossa
LDB 9394/96 é a primeira lei a ter um capítulo reservado a Educação
Especial.
O QUE DIZ A LDB 9394/96 (CAPÍTULO V):
Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos
desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na
rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
§1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio
especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela
de educação especial.
§2º O atendimento educacional será feito em classes,
escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições
específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns do
ensino regular.
§3º A oferta da educação especial, dever constitucional do
Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a
educação infantil.
Art. 59 . Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com
necessidades especiais:
I – currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e
organização específicos, para atender às suas necessidades;
II – terminalidade específica para aqueles que não puderem
atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de
suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar
para os superdotados;
III – professores com especialização adequada em nível
médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do
ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes
comuns;
TERMINALIDADE ESPECÍFICA:
Determina a Lei que o aluno, independente dos objetivos
atingidos e/ou ano cursado e esgotados todos os recursos para o seu avanço,
deverá receber a Certificação de Terminalidade Específica.
A idade mínima para conceder tal Certificação é de 16 anos, e
a idade máxima é de 21 anos, e deverá ser concedida somente após a
apresentação de Relatórios detalhados do desenvolvimento acadêmico do aluno em
questão ao longo de toda sua trajetória na Escola, bem como apresentadas as
justificativas para a emissão da Terminalidade Específica.
Como registrar no diário de classe promoção do aluno?
Ø Promoção do aluno garantida pela LEI
9394/96 CAPITULO V, DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Art. 59, parágrafo II –
terminalidade específica.
Cabe ao Professor de posse de Laudos, juntamente com outros
registros, tais como: avaliações, sondagens, entrevistas
e observações, traçar trabalho pedagógico condizente com as necessidades
do aluno e então verificar se o mesmo está apto ou não a ser aprovado.
Caberá ao Professor elaborar a flexibilização de currículo
adequando-o as possibilidades daquele aluno, bem como a seleção dos melhores
métodos, estratégias, técnicas de ensino.
Mas o que é flexibilização de Currículo para os alunos que
apresentam deficiência? Não se trata de tirar conteúdos a serem trabalhados ou
de reduzi-los pura e simplesmente, e sim de adequá-los, com pequenos ajustes
por meio de estratégias de ensino e procedimentos diferenciados, bem como
instrumentos avaliativos diversificados.
Já para os alunos que apresentam um nível mais severo de
comprometimento cognitivo, de comunicação e/ou de interação social, os
conteúdos deverão ser alterados e/ou ampliados, de modo que estejam
contextualizados ao nível cognitivo do aluno, ou seja, adequado ao seu nível de
entendimento, a sua realidade social e proposto com níveis de desafio
tal, que possibilite que o aluno caminhe por este currículo e atinja as metas
traçadas para ELE, previamente pelo Professor.
As adequações podem ser relativas aos Objetivos, aos
Conteúdos, na Organização Didática, nas Metodologias de Ensino e nos
procedimentos de Avaliação.
É importante LEMBRAR: as metas traçadas para o Ano/ SÉRIE é
uma coisa, e as metas traçadas para o ALUNO alcançar durante o ano letivo
diferem totalmente. Isso fará toda a diferença entre ser aprovado ou
reprovado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário