ESTRATÉGIAS
PARA FACILITAR O COMPARTILHAR DA ATENÇÃO DE UM(A) AUTISTA
Ø
Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar
interação social.
Ø
Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar
o horário, mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer).
Ø
Estruturar o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em
cada situação.
Ø
Aproveitar situações e horas naturalmente agradáveis para a criança (banho,
comida) para ensinar e trabalhar conceitos.
Ø
Diminuir o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.
DICAS SOBRE COMO
EXERCITAR A LEITURA SOCIAL
Ø
Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com
emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções
complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
Ø
Criar pequenas estórias onde a leitura social é diferente para as diferentes
óticas.
Ø
Estimular empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).
Ø
Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.
DICAS DE COMO ESTIMULAR
A COMUNICAÇÃO
Ø
Responder a qualquer iniciativa e comunicação
Ø
Apresentar objetos do interesse da criança
Ø
Dar um intervalo de tempo entre mostrar e nomear um objeto. Quando fizer uma
pergunta, faça perguntas abertas (que não caibam resposta com uma palavra).
Tenha paciência para esperar a resposta.
Ø
Utilizar recursos gestuais ou visuais para melhorar a comunicação.
Ø
Utilizar situações naturais e reais para estimular a comunicação.
http://www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page854.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário