Dinâmicas para
Inicio das aulas do Ensino Fundamental -
O Comprimento
Objetivos
dessa dinâmica para ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa,
equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício
estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Tempo: 1
aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala
grande.
Material: Esta
é uma brincadeira que basta usar o material dos
próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou
até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para
começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um
deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse
objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das
crianças.
Em
seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira,
a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes
que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer
estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para
determinar o comprimento da mesa? E a largura?
Como
seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um
caderno para fazer as medidas? E assim por diante.
DE
QUEM É O DESENHO?
Dinâmica enviada pela Profª
Bruna Grupo: Até 20 pessoas (crianças ou adolescentes). Objetivo: Reconhecer o
talento dos colegas.
Tempo: Cerca de uma hora,
dependendo do tamanho do grupo.
Local: Uma sala
suficientemente ampla com cadeiras para acomodar todas as pessoas
participantes.
Material: Toca-fitas com boa
potência. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha.
Desenvolvimento: O professor
deverá fazer dois grupos de alunos em dois círculos na sala com as carteiras.
Colocar uma música e
distribuir as folhas para os alunos que deverão desenhar qualquer coisa ou a
critério do professor.
Quando o professor parar a
música, os alunos deverão passar a folha para o colega da direita (a folha não
deverá ter nome) até o professor dar o sinal de parar.
Na hora que chegar a folha
na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega tenta adivinhar de quem é o
desenho.
Podem-se trocar as folhas
entre os grupos ou não.
Se um do grupo acertar de
quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e se não acertar, um ponto para o
outro grupo. E assim continua a brincadeira.
Conclusão: abordagem às
vivências do Grupo, criatividade e o conhecimento de cada integrante.
Motivar
professores com dinâmicas - Encontrei uma nova profissão!
O objetivo dessa dinâmica
para professores é estimular a criatividade, explorar a comunicação e mostrar
aos participantes que sua profissão tem um valor único para o futuro de uma
nação.
v Materiais:
Papéis com lista de profissões inovadoras:
Envernizador de escadas
Pedicure de elefantes
Designer de túmulos
Redator de cartões de
boas-festas
Afiador de agulhas de tricô
Digitador de faxes
Chofer de carruagem
Pintor de rodapé
Dentista de canários
Soldador de trombone
v Procedimento:
Cada participante, por sua vez, irá pegar um papel com uma profissão inovadora.
O participante deverá então
realizar uma apresentação de 2 minutos de acordo com o papel que pegar,
explicando o que esse profissional faz, quais suas vantagens e desvantagens.
Os participantes poderão
realizar perguntas sobre a profissão durante ou após a apresentação.
Dicas: Iniciar o
processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre
sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
Observar se o participante é
espontâneo, criativo e como se comunica. No final o coordenador deverá explicar
sobre a verdadeira importância de um professor na vida de seus alunos, sua
função como mestre e exemplo a seguir.
Tempo de aplicação: 40
minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2
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